quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Minha infância mágica?

“oi gente sou eu sasha estou aqui filmando o novo filme a xuxa, e um vai ser m otimo filme, tenho q ir vou fazer uma sena(sic) com a cobra”.

Foi exatamente assim que começou o barraco mais comentado do Twitter até hoje. O barraco em sí pouco me importa (apesar de ter rendido videos/comentários bem engraçados como essa aqui.)
Mas uma coisa nessa história me deixou, no mínimo, espantada. Não, não foram os erros de português absurdos de Sasha mas sim a justificativa de sua mamãe, a rainha dos baixinhos, para tais erros. Tem coisas que é melhor olhar:

PA-PA-PA-PARATUDO! Comassimbial? Uma pessoa que lida com crianças, que tem uma fundação onde se faz um trabalho belíssimo de educaçao de jovens carentes e fez OITO cds/dvds que ela julgava ser de intuito educativo vem dizer que, porque a menina foi "alfabetizada" em inglês, quer dizer que ela não precisa saber a sua língua natal?! Ela podia ter dito para relevarem por Sasha ser uma criança ainda (embora não pareça) até porque alguns comentários foram bem maldosos. Mas culpar a "alfabetização" de Sasha como a grande vilã é um pouco demais não?

Vamos então ao conceito de alfabetização:

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.

Sendo assim já que Sasha não sabe construir a gramática e suas variações e Xuxa não consegue compreender críticas e produzir conhecimento digno, qual das duas é mais "analfabeta"?

Fica aí a dica para essa gente "sem perfil" ;)

- p.s. eu também cresci ouvindo xuxa e assistindo xuxa parque mas neh? francamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário